As 10 campanhas mais polêmicas de 2013

Marisa – Uma grafia errada
Uma das gafes mais comentadas de 2013 foi a frase estampada em uma camiseta do catálogo infanto-juvenil da Marisa: “great rapers tonight”. A tradução literal é algo como “grandes estupradores hoje à noite”. Possivelmente o estilista quis usar a palavra “rappers”, mas o tiro saiu pela culatra. Através de comunicado oficial, a Marisa se pronunciou sobre o caso: "Em relação à camiseta com erro de grafia que pode levar ao entendimento de uma frase ofensiva na língua inglesa, a Marisa informa que determinou a retirada imediata de todas as peças das lojas da marca".

Ha'aretz – Sexo para explicar um jornal 
o jornal israelense "Ha'aretz" criou uma campanha que mostra um casal durante uma relação sexual, enquanto o homem explica as qualidades da publicação. O objetivo do vídeo é explicar porque a leitura pode ser considerada tão prazerosa. Se a estratégia era chocar o público, o tiro parece ter sido certeiro.

Hyundai – Tentativa de suicídio
O filme exibe um senhor entrando em seu automóvel. Em outro take, uma mangueira ligando o escapamento à janela do carro é exibida presa por fitas, enquanto o protagonista do vídeo entra no veículo.  Com os olhos marejados, o homem parece estar prestes a morrer intoxicado por monóxido de carbono, porém, o fim do comercial mostra que, graças ao novo Hyundai ix35 e sua tecnologia especial, o carro emite apenas água na atmosfera, 

Mercedes – Atropelando Adolf Hitler
Estudantes alemães de cinema criaram um comercial falso da montadora Mercedes-Benz. O que chama a atenção no vídeo é que ele exibe um modelo da montadora alemã atropelando um jovem Adolf Hitler. Os cineastas responsáveis disseram que queriam ressaltar a tecnologia do carro, imaginando como seria se as máquinas tivessem almas.

Funk na Mercedes?
Novamente a Mercedes.  Funks que são “Hits”, como o “passinho do volante” do tal trecho “Ah, Lelek, Lek, Lek” se popularizam com muita velocidade. A montadora alemã utilizou exatamente essa música para “explicar” algumas das tecnologias de um de seus modelos. O publicou estranhou, grande parte por não conseguir imaginar a associação entre um funk e o target do Novo “Classe A” da Mercedes-Benz.

Courofino – Criança erotizada
A linha entre a ousadia e a falta de bom senso pode ser muito tênue na publicidade. Uma campanha, criada pela marca Courofino para o Dia das Crianças, gerou enorme polêmica na internet. A empresa, que comercializa artigos de couro, postou três peças com uma criança maquiada, utilizando acessórios de adultos e fazendo poses sensuais. Evidentemente o publicou reclamou e o Conar recebeu uma enxurrada de denuncias.

Fiat – Berlusconi e as garotas no porta-malas
A JWT de Nova Déli, na Índia, criou uma série de anúncios compostos pela frase "Deixe suas preocupações para trás" para promover o porta-malas do Ford Figo. Uma das peças exibe a figura do ex-político e empresário italiano Silvio Berlusconi com suas amantes amarradas e localizadas no porta-malas do carro. A filial indiana da montadora emitiu pedindo desculpas, dizendo que o anúncio ainda não estava aprovado.

Ministério da Saúde - "Eu sou feliz sendo prostituta"
O dia 2 de junho ficou instituído como o Dia Internacional das Prostitutas. Aproveitando a oportunidade, o Ministério da Saúde lançou nas redes sociais uma campanha para promover o uso da camisinha e o respeito a todas as pessoas que viraram profissionais do sexo. Numa iniciativa ousada, entre as peças e vídeos que compõem a campanha, uma imagem divulgada pelo Governo Federal contém a frase: "Eu sou feliz sendo prostituta" e gerou polêmica. O Ministério tirou rapidamente a peça do ar.  

Home Depot – Peça racista?
Racismo é sempre uma polêmica e quando a rede varejista Home Depot perguntou no tweet abaixo qual baterista não era parecido com os outros, muitos entenderam a imagem e a pergunta como racista, já que o macaco está ao lado de dois negros. A empresa pediu desculpas e dispensou sua agência de mídia social.
Pepsi – Voodoo de Cristiano Ronaldo
As seleções da Suécia e de Portugal decidiram na repescagem uma vaga para a Copa do Mundo de 2014. O time de Cristiano Ronaldo levou a melhor, mas anúncios da Pepsi veiculados no Facebook sueco da marca torceram contra o resultado.